Programadores que desenvolvem utilizando o Windows e necessitam fazer o uso do prompt de comando (cmd), entendem que é uma ferramenta extremamente limitada, por isso diversas alternativas estão disponíveis.
Neste artigo veremos as principais e o que elas podem prover.
ConEmu
O ConEmu é um emulador de terminal Open Source para o Windows. É extremamente útil por permitir a subdivisão de janelas com vários terminais, abertura de múltiplas abas, customização de cores e fontes, etc.
No link https://conemu.github.io/ encontra-se toda documentação, passo a passo da instalação e o download gratuito da ferramenta.
cmder
Considerada uma das melhores ferramentas para substituir o cmd por possibilitar a utilização de comandos UNIX (rm, ls, mv, cd e etc.) mais utilizados pelos desenvolvedores. O cmder possui poderosos recursos de edição de linha de comando, histórico dos comandos já utilizados anteriormente e auto-complete, permitindo maior agilidade no uso do terminal.
No link http://cmder.net/ é possível baixar a ferramenta e acessar sua documentação.
Git Bash
É basicamente um terminal Linux para seu Windows. É o terminal padrão do Git e possui integração nativa com a ferramenta, além disso, permite ao usuário a customização de cores, auto-complete e cópia de texto. Possui auto-complete de todos os comandos utilizados para o controle de versão com o git.
O download da ferramenta pode ser feita a partir do link https://gitforwindows.org/
console2
É o aprimoramento do prompt de comando do Windows. De fácil utilização e que apresenta diversas funcionalidades, como: Seleção de texto semelhante a um editor de texto, diferentes tipos de plano de fundo, fonte configurável, diferentes estilos de janelas, etc.
Altamente personalizável, o console2 possui recursos como Ctrl + c e Ctrl + v (o famoso selecionar para copiar), atalhos para abertura de novas guias e alternar abas, fazendo com que a experiência em seu uso seja simples e desejável.
O download pode ser feito acessando o link https://sourceforge.net/projects/console/
PowerCmd
Com uma interface de fácil utilização, o PowerCmd simplifica o uso do prompt de comando. Suas funcionalidades são similares ao ConEmu. Permite salvar e restaurar as últimas sessões, realizar a personalização da barra de ferramentas para aplicativos de inicialização rápida, possibilita a utilização de múltiplas abas e a subdivisão da mesma janela com vários terminais, dentre outras funcionalidades.
Para fazer o uso da ferramenta, é possível fazer seu download a partir do link http://www.powercmd.com/
Concluindo:
As ferramentas listadas são ótimas opções para substituição do prompt de comando do Windows, para que recursos simples sejam adicionados ao seu dia a dia de forma rápida e prática. E você, utiliza ou possui alguma outra ferramenta para substituir o prompt de comando do Windows? Conta pra gente sua experiência e o por que de sua escolha, adoraríamos saber sobre.